ORIGEM E PADRÃO DA RAÇA

American Staffordshire Terrier Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

American Staffordshire Terrier

País de origem Estados Unidos

FCI Grupo: 3 Seção: 3 - Terriers tipo bull Cão (Canis lupus familiaris)

American Staffordshire Terrier é uma raça canina. Os American Staffordshire Terriers foram reconhecidos pelo Kennel Clube Americano em 1936. A raça é membro do grupo dos Terriers e dos Molossos. Origem da raça O American Staffordshire Terrier tem sua origem na américa do norte, mas descende do cruzamento de 2 raças inglesas: O Terrier Inglês e o Bulldog. Do Terrier Ingles o American Staffordshire herdou as características de exímio caçador, do Bulldog herdou a força e resistência.

Padrões da raça Aspecto Geral

O American Staffordshire Terrier deve dar impressão de grande força para seu tamanho um cão muito bem estruturado, musculoso, ágil e gracioso, profundamente ligado ao que o cerca. Deve ser compacto, não pernalta nem esgalgado. Sua Coragem é proverbial. Corpo Costelas bem arqueadas, profundas no final, todas as costelas deverão estar bem juntas umas das outras. Os anteriores são afastados o suficiente para permitir o bom desenvolvimento do peito, que é largo e profundo.

Pelagem Curta, cerrada, dura ao toque e brilhante. Áspera.

Cor Qualquer cor, sólida, particolor ou malhada permissível, mas ao contrário de raças como a American Pit Bull Terrier não é desejável o preto e castanho, o fígado, o branca puro ou mais de 80% (oitenta por cento) em branco. Sendo os cães desta raça, na sua maioria de cor camurça e branco.

Tamanho Altura e peso proporcionais. Macho de 45,7 a 48,2cm (18 a 19 polegadas) e fêmeas de 43,2 a 45,8cm (17 a 18 polegadas) devem ser consideráveis preferíveis.

Olhos Escuros, redondos, inseridos baixos e separados. Sem pálpebras rosadas.

Membros Os anteriores devem ser retos, de ossos grandes e redondos, metacarpos retos. Não poderão apresentar a menor curvatura. Os posteriores são bem musculosos, jarretes baixos, não virados para dentro ou para fora.

Pés de tamanho médio, compactos e com dedos bem arqueados.

A andadura deve ser flexível, sem movimento lateral nem passo de camelo.

Focinho Comprimento médio, arredondado na parte superior e caindo abruptamente abaixo dos olhos.

Mandíbulas bem definidas. A mandíbula inferior deve ser forte com possante capacidade de mordedura. Lábios fechados e bem nivelados, sem frouxidão. Os incisivos superiores em contato estreito com a face anterior do incisivo inferior (mordedura em tesoura). Nariz (trufa) definitivamente preto.

Temperamento: Este cão tem diversas qualidades, inteligentes, excelentes guardiões, protegem devotadamente seus donos, conseguindo distinguir se a pessoa que se aproxima tem boas ou más intenções, podendo ainda, com um pouco de treino conviver pacificamente com outros cães. O cão é um dos melhores amigos das pessoas e em muitos aspectos é visto como valente dependendo do tipo da criação que as pessoas o dão ao animal.

O Amstaff, como é conhecido, é visto como um dos melhores cães, até sendo usados para terapias ou obrigações públicas, como na polícia e bombeiros. Cuidados O Staff, apelido da raça, é um cão atlético e resistente. Adora passear e sua coragem é proverbial. Não possui tolerãncia acentuada com outros cães e quando inicia uma hostilidade é preciso muito pulso para separar uma briga. Para conviver bem com um outro cão de casa é preciso acostumá-lo desde filhote. Seu pelo é curto e de fácil cuidado. Sendo assim, a escovação semanal é suficiente e banhos conforme o necessário, mas não demais.